CBSP – (SALVATAGEM) – Curso Básico de Segurança de Plataformas

Qualificar o aluno, não aquaviário, para as tarefas a bordo de Unidades “Offshore”, dando-lhe conhecimentos básicos sobre medidas de segurança a bordo, de acordo com as recomendações contidas nos itens 5.2 e 5.3 e Tabelas 5.3.1 e 5.3.5 da Resolução A.891(21) de 25/11/1999, da Organização Marítima Internacional (IMO), em complemento ao que é exigido pela Convenção STCW-1978, como emendado, e pelo Código STCW-1978, como emendado.

Técnicas de Ensino

Nas aulas expositivas serão utilizados recursos instrucionais adequados ao objetivo da aprendizagem. Tais como: filme, vídeo, foto, esquemas e plantas de vários tipos de plataformas, visando aproximar o aluno da ambiência a bordo.
As partes práticas das disciplinas serão realizadas em áreas adequadamente preparadas com: equipamentos individuais para cada aluno; instrutores e monitores preparados; segurança do evento; e apoio e socorro no local. Os alunos serão orientados em relação à segurança e vestimentas apropriadas para as aulas práticas de combate a incêndio e salvatagem.

Carga Horária

40 Horas

Periodicidade

Semanal – Mínimo de 10 alunos por turma

Pré-requisitos

Ensino Fundamental
Exame Médico

Disciplinas

Segurança Pessoal e Responsabilidade Social

Proporcionar conhecimentos ao aluno, visando capacitá-lo a identificar e seguir instruções em situações de emergência, praticar as regras de prevenção de acidentes e manter um bom relacionamento a bordo das unidades “offshore” móveis.

Primeiros Socorros elementar

Proporcionar ao aluno conhecimentos sobre as técnicas elementares de primeiros socorros que deverão ser aplicados a bordo das unidades “offshore” móveis, em situações emergenciais.

Prevenção e Combate a Incêndio

Proporcionar ao aluno conhecimento básico de prevenção e combate a incêndio a bordo de unidades “offshore” móveis.

Técnicas de sobrevivência pessoal e procedimentos de emergência

Proporcionar ao aluno noções elementares sobre os procedimentos de emergência a bordo e a utilização do material de salvatagem em unidades “offshore” móveis.